Instituto Teruo Nakatani
Fundado em 30 de julho de 1994 e registrado em cartório, oficialmente em 06 de outubro de 1994, o INSTITUTO CULTURAL TERUO NAKATANI é uma instituição filosófica e cultural, sem fins lucrativos, tendo sua sede em Brasília/ DF. Sua primeira diretoria era constituída por J.F. Santos, Jackson Lopes de Oliveira e Mario de Sousa Coutinho, aikidokas de grande influiência e presença no cenário nacional. Importante também citar, dentre os fundadores: Albano Henrique de Araujo, Teruo Nakatani, Ichitami Shikanai, Carlos Emanuel dos Santos Paiva, José Martins, Nelson Mitsuo e Roberto de Souza Costa. Hoje, é coordenado pelo mestre J.F. Santos, aikidoka exemplar que conta com extensa carreira: são mais de 40 anos de prática marcial.
O ITN exerceu ações decisivas para o desenvolvimento do Aikido em Brasília, Goiânia e Belém; para isto, outorgou Bolsas de estudo para estagio no Japão, Kobayashi dojos, aos faixas-pretas Edison Nascimento e Jorge Lapa; inúmeras bolsas de aperfeiçoamento foram concedidas, como por exemplo, para Mauricio de Andrade, Leonardo Hatano, Joub Somchinda, Luis Flávio Yabagata, Marcelo Marques, Ivan Reis, Gustavo Nogueira Santos, Frank França Junior, dentre outros. Além de bolsas de aperfeiçoamento, o sistema integrado de yudansha permite intercâmbio entre diferentes dojôs filiados ao Instituto, como o Aizen Dojô, em Brasília.
Através do ITN foram realizados, em Brasília, inúmeros seminários e gashukus nacionais e internacionais com mestres de diversas nacionalidades, como Arai, Kawabe, Osawa, Sugawara, Yasuo Kobayashi, Dionino Giangrande e William Gleason, dentre outros. Todos esses anos de experiência tornam possível proporcionar eventos de grande impacto para a comunidade aikidoka do país, lutando sempre pelo crescimento da arte e de cada um.
Mestre J.F. Santos
Mestre Santos pratica Aikido desde 1973, tendo iniciado seus treinos tutorado pelo grandioso prof. Martins (Brasilia) e sob a supervisão do sensei Teruo Nakatani. Durante mais de 30 anos foi seguidor do sensei Ichitami Shikanai, com quem partilhou a liderança do grupo por anos a fio com extrema dedicação à arte e ao desenvolvimento da mesma em todo o país.
Já realizou dois estágios em Tóquio no Kobayashi-dojo, sendo um deles como aluno residente, onde teve a oportunidade de treinar com e conhecer grandes nomes do Aikidô mundial. Ainda, já treinou Aikido em Los Angeles, Lisboa, Buenos Aires e diversos outros lugares do mundo. Participa regularmente de seminários em todo o mundo e é sempre lembrado, por jovens e veteranos, como uma presença enérgica e vibrante.
Hoje, é faixa preta 5° Dan (godan) pela Hombu Dojo de Tóquio, Japão, com registro Internacional. Além da maestria da arte do Aikidô, também pratica Iaido (ZNKR) e Kenjutsu (Shinto Muso Ryu e Katori Shinto Ryu), utilizando toda a experiência de forma ímpar.
Por fim, é autor do livro Zen-Budo, um caminho, em parceria com Mario Coutinho Junior. É o mais experiente e veterano professor de Aikidô - ainda em atividade - em Brasília.