top of page

UM POUCO SOBRE

WILLIAM GLEASON

William Gleason (nascido em 4 de setembro de 1943) é aikidoka com mais de 40 anos de experiência dentro do Aikidô. Atualmente, é graduado como faixa preta de 7º DAN nesta arte marcial e é o isntrutor-chefe e fundador da Shobu Aikido – com sede em Somerville, MA, nos Estados Unidos. Escreveu dois livros em que discorre sobre princípios do Aikidô, da espiritualidade e do uso do kototama:

- seu primeiro livro, The Spiritual Foundations of Aikido foi baseado em seus estudos inciados nos 10 anos em que esteve no Japão. Aqui, ele introduziu alguns princípios acerca da espiritualidade dentro do Aikidô, assim como o uso do kototama e princípios do Shinto dentro da arte, segundo sua interpretação da intenção do fundador, Morihei Ueshiba, de que as artes marciais dariam fruto a uma verdade pura sobre a espiritualidade. Aikidô não deve ser visto como um método de luta ou um esporte competitivo, mas sim uma forma de se tornar um com as leis do ki universal;

-  Aikido and Words of Power: The Sacred Sounds of the Kototama, seu segundo livro, discute o uso dessas “palavras” dentro do Aikidô. As cinco partes representam vários niveis de aprofundamento de atenção, onde seu efeito – ou poder – único é revelado com o treino. Neste livro, Gleason apresenta rotinas físicas que introduzem o Kanagi,  Sugaso e Futonorito: níveis de desenvolvimento espiritual advindos dos treinos com o kototama.    

William Gleason faz demonstração durante seminário realizado em Goiânia em 2014.

Gleason viveu no Japão no periodo de 1969 a 1980, treinando Aikidô tradicional e Esgrima Japonesa na HOMBU DOJO, central da AIKIKAI localizada em Tóquio. Infelizmente, Morihei Ueshiba, o fundador do Aikidô, faleceu um ano antes de sua chegada ao país e isso deu a Gleason a oportunidade de treinar diretamente com os discípulos imediatos de O-Sensei e seus uchi-dechi, grandes nomes como Takeda Yoshinobu, Kisaburo Osawa, Koichi Tohei, Mitsugi Saotome, Masando Sasaki, Seishiro Endo e, ainda, o segundo doshu, Kisshomaru Ueshiba. Dentre todos, manteve intensa relação de treinos e amizade com Seigo Yamaguchi, que veio a se tornar seu mentor.

Graduou-se como faixa preta de 1º DAN em 1972, título dado por Kisshomaru Ueshiba. Em 1998, recebeu a graduação de 6º DAN de Mitsugi Saotome, responsável pelo direcionamento da Aikido Schools of Ueshiba (ASU), instituição a qual William Gleason atualmente representa.

William Gleason faz demonstração durante seminário realizado em Goiânia em 2014.

Em uma entrevista cedida durante seminário em Roma, Itália, no ano de 2008, Wiliam Gleason passou algumas impressões gerais sobre sua forma de ver o Aikidô moderno. Segue abaixo parte da entrevista (que pode ser lida na integra, em inglês, no AQUI).

Marco Marini (entrevistador): O que vem a ser, na verdade, o Aiki?

William Gleason: Aiki é um estado unificado entre o Céu, o Homem e a Terra. É a unificação spiritual – ou vertical – de um indivíduo com seu ambiente. Esse estado é absoluto e, portanto, não possui oposto ou lado negativo. Quando colocado em movimento, torna-se Ki-Ai – ou Yamabiko (o “eco da montanha”), como O-Sensei chamava. Isso significa que, mantendo sua unidade vertical, seu ki vai para seu parceiro e volta para você.

Pasquale Robustini (entrevistador): Sobre a eficiência do Aikidô, muitos se preocupam com a efetividade do Aikidô em uma luta real. [...] Mas Aikidô é um Do (um caminho, doutrina, ideologia), não um Jutsu (um método, forma), correto? O que você pensa disso?

William Gleason: Se Aikidô é realmente um Do, então deve conter Jutsu também. O Do é uma disciplina espiritual que tem como base o Jutsu. Se existe a falta dessa fundação, então não é nem Do  e nem tão pouco Jutsu e, então, possui pouco valor como auto-defesa ou desenvolvimento espiritual.

Pasquale Robustini (entrevistador): É virtualmente impossível efetivar graduações que realmente sejam equivalentes ao nível técnico de cada um. Qual o significado, então, da faixa preta no Aikidô contemporâneo?

William Gleason: Não acho que seja impossivel. Apenas deixe a política de lado e mantenha sua integridade que as graduações terão significado.

Pasquale Robustini (entrevistador):[…] um conselho para melhorar o Aikidô de uma pessoa?

William Gleason: […] mantenha uma mente de principiante.

ENTREVISTA EXCLUSIVA
bottom of page