top of page

GASHUKU

UM POUCO SOBRE

Topo
O QUE É GASHUKU?

Gasshuku (ou gashuku - 合宿) é um retiro com hospedagem (pernoite ou dormida) em local onde o aikidoista pode aperfeiçoar-se. É uma oportunidade em que o praticante pode fazer uma imersão total no caminho (DO), física, mental e espiritual, isolando-se junto à natureza para facilitar a concentração.

 

No gasshuku, o praticante deve exigir de si mesmo o melhor que possa para que haja aproveitamento do retiro. Essa recomendação é válida também para os instrutores, pois eles são alunos de seus superiores. A palavra gasshuku é usada no Japão em empresas, em grupos de artes marciais, por religiosos, etc. Nesses setores, a palavra gasshuku pode assumir aspectos diferentes, mas sua essência é mantida. Para se entender o significado da palavra gasshuku é preciso estudar os kanji (ideogramas chineses) que compõem essa palavra:

Gasshuku é grafado, originalmente, com os ideogramas 合宿. É aqui romanizada pelo sistema Hepburn. Observe o primeiro ideograma, 合. Como qualquer ideograma pode ser lido de diversas formas e assumir diversos significados, siga a leitura nativa japonesa, de gas (suru), verbo que pode ser transitivo ou intransitivo. O ideograma 合 lido como gas (suru), em uso mais comum pode significar: unir, resumir, agrupar, combinar, misturar, concordar com.

No caso do segundo ideograma, opta-se pela leitura on, ou seja, a leitura sino-japonesa. Significa dizer que essa leitura é tanto adotada

na China como no Japão. Lido como shuku, pode significar estadia, hospedaria, cidade de correspondência, cenário.


A palavra gasshuku, como mencionado no inicio deste texto, pode ser interpretada de acordo com o grupo que a usa. No caso, de um grupo de artes marciais, conceitua-se gasshuku como sendo uma celebração, um seminário, um ajuntamento da "tribo", um retiro contemplativo e foro educacional combinados em uma só coisa. A palavra gasshuku pode significar "juntos sob o mesmo teto" e sugere um ajuntamento dedicado à prática intensiva e ao prazer de estar em comunidade.
 

Assim, ao participar de gasshuku, o aikidoista, como individuo, deve se dedicar ao treinamento intensivo, explorar suas potencialidades, ir além dos seus limites de treinos cotidianos, fazer mais e melhor. Como membro do grupo, o aikidoista deve harmonizar-se com as tarefas, interagir com os outros, com o ambiente e principalmente envolver-se, plenamente, na busca de estar e realizar um encontro inesquecível. Buscar o máximo de si, mantendo o espírito de comunidade, de irmandade, confraria.


Suando e sorrindo.

Texto de Mario Coutinho Jr

PREPARANDO-SE PARA O GASHUKU

Se você nunca participou de um gashuku, não se intimide! O ambiente do evento é o mais propício para o desenvolvimento e treino. Nele, você encontrará aikidokas - ou aikidoístas, como preferir - de todas as graduações, alturas, pesos e grupos, com estilos e formas próprias e bastante variadas. Aproveite essa oportunidade e faça valer cada momento, dentro e fora do tatame. Aprenda sempre!

Caso já tenha participado de algum evento do mesmo tipo, então sabe muito bem o quão valorosa essa experiencia pode ser. Esperamos de todo coração que este gashuku se torne mais uma experiencia inesquecível e de grande crescimento para você.

Abaixo, seguem algumas dicas bastante valiosas tanto para os novatos quanto para os mais experientes. Afinal, relembrar nunca faz mal!

Preparando-se
Depoimentos
bottom of page